As "cidades do futuro" pretendem ser verdes, sustentáveis, inteligentes e low cost. Isto já existe. Chama-se "Campo". Frederico Lucas

Sunday, July 26, 2009

"Somos muito maiores que a nossa dimensão!"


A frase que emprestou o título a este post é da autoria de Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros e referia-se à capacidade de intervenção de Portugal no panorama internacional.

Defendia o governante que a nossa cultura e história funcionam como catalizadores nos quadros negociais das diferentes organizações em que participamos.

A reflexão que se segue é sobre os novos factores de competitividade económica. Sabemos que não são exactamente os mesmos que no passado: O poder militar, industrial e financeiro continuam centrais, mas já não absolutistas.

Hoje, o povo português é admirado pela sua simpatia, tolerância religiosa e por um território seguro e com excelentes condições climatéricas.

Na prática, temos todas as condições para ser o El Dorado da mão de obra qualificada que estão suportadas nas tecnologias digitais.

E esse é um motivo de enorme esperança!

As empresas caminham para sedes virtuais - nespresso.com e brother.com são dois exemplos que me ocorreram instantaneamente - e os sistemas de teleconferencia estão totalmente vulgarizados.

O que nos falta?!

Continua no twitter!

2 comments:

eu said...

Aprecio bastante a sua forma positiva de encarar a vida.

Convido-o a passear pelo meu blog
«1001 Maneiras de Poupar» que tem estado em banho-maria, mas que vou reactivar..

Frederico Lucas said...

:-)

Acompanho há vários anos o teu blogue!

Terás certamente comentarios a prová-lo!

A quem não conhece, é um blogue criativo sobre economia (e não só) domestica.
Porque a sociedade de consumo não pode substituir aquilo que conta nesta nossa passagem: afectos.

Volta sempre!